Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Muitos parabéns João!

por Samuel de Paiva Pires, em 27.01.09

 

É difícil estar à altura do que o João escreveu acerca da minha pessoa aquando do meu aniversário em Dezembro passado. Não sou poeta como o João, e o parco talento que tenho para a escrita resume-se ao tratamento de assuntos mais ou menos entediantes, consoante os interesses de cada qual. No entanto, vale sempre a pena o esforço, e não podia deixar passar em branco este dia em que se assinalam os seus 19 anos. 

 

Ainda me recordo da primeira vez que falámos, no bar da faculdade, sobre um assunto deveras interessante, como decerto ele se recorda... Daí em diante, temos vindo a cultivar uma amizade precisamente no sentido do que o João escreveu, sabendo “que as únicas pessoas que vale a pena ter ao nosso lado são aquelas que acrescentam alguma coisa à nossa existência, que de uma maneira ou de outra têm personalidade e carácter que permitam estabelecer uma relação de confiança e entreajuda sem qualquer interesse por trás.”

 

Sendo eu uma daquelas pessoas que considera muito poucos indivíduos como verdadeiros amigos, posso sem dúvida afirmar que o João é um desses amigos, o mais recente mas que, apesar destes poucos meses de convívio, parece que conheci desde sempre. Se, por um lado, creio ter, de alguma forma, contribuído para a sua integração nesta nova fase da sua vida, em que se mudou de corpo e alma para Lisboa para ingressar no ensino superior, uma das transformações mais radicais pelas quais um jovem português pode passar, por outro, tenho que agradecer a sua amizade e o muito que com ele tenho aprendido, nesta recíproca relação de confiança e entreajuda que a ambos tem servido. 

 

Se o João carinhosamente dizia que eu era um jovem fascista, pegando na brincadeira, fui inicialmente encontrá-lo no outro ponto do espectro, num extremo que tem mais de semelhante com o primeiro do que se possa pensar. É, portanto, de louvar que alguém a quem tinha sido incutida a cassete vermelha se tenha dessa desprendido e apercebido da distorção da realidade que essa promove, o que só demonstra a sua abertura de espírito e apetite pela apreensão do desconhecido e do conhecimento, pelo colocar dogmas em causa, e por tentar individualmente perceber-se a ele próprio e onde se encaixa, se é que se deve encaixar sequer seja no que for.

 

Não deixa de ser curioso, que o que nos aproxima seja talvez o facto de as nossas personalidades serem antíteses, sendo eu um realista por definição, ao passo que o João se assume como um idealista, com veia de poeta romântico, um jovem que vive as emoções de forma intensa, um jovem com uma capacidade intelectual acima da média, isto, apesar de eu não ser nenhum caçador de talentos, mas em quem desde logo reconheci algo de diferente em relação à maioria dos jovens da sua (nossa) idade, e foi por isso mesmo que não hesitei em convidá-lo para colaborar no Estado Sentido, onde tem dado provas de tudo (pouco) que digo em seu favor.

 

Perante mim o João nada tem a provar. Mas tenho a certeza que terá que enfrentar imensos desafios e provar perante muita gente aquilo de que é capaz, o que certamente conseguirá, com maior ou menor esforço, até porque a sua veia idealista não deixa de estar complementada com uma faceta de simultânea humildade e superioridade intelectual que, conjugada com o seu humor e simpatia, conformam uma personalidade a todos os níveis interessante e cativante.

 

Por tudo isto e muito mais que sei que és João, o meu sentido agradecimento pela tua amizade, e uns sinceros Parabéns neste dia em que celebras 19 primaveras! 

 

Um grande abraço

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:01


32 comentários

Sem imagem de perfil

De Margarida Pereira a 27.01.2009 às 00:20

Oh Samuel..., não tem poesia!?
Tem beleza de sobra.
E genuidade. (que Deus lha preserve e os homens o poupem).
O João tem um grande amigo e dezanove anos é uma idade verdadeiramente miraculosa...
Aproveitem cada dia: da amizade e dessa idade de entontecer.
Sejam felizes.
Muitíssimo.
Xi- do Porto!!
Imagem de perfil

De Silvia Vermelho a 27.01.2009 às 00:34

Parabéns João!

Samuel... olha para as horas do post :p
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 27.01.2009 às 00:39

Lol já corrigido, que pontaria :p)
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 01:35

Obrigado Sílvia,
Grande beijinho para Trieste!
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 01:30

Muito obrigado Margarida, um Xi- de Belém!
Sem imagem de perfil

De Vera Matos a 27.01.2009 às 00:50

Miserável país aquele que não tem heróis. Miserável país aquele que precisa de heróis.
Bertolt Brecht


We... have heroes.


Com imensa vontade de escrever o mais lindo texto a tão bonito ser humano, faltam-me, no entanto, as palavras. As palavras certas. As necessárias. As perfeitas... para o descrever. Deixo o meu silêncio falar por mim, na troca de um olhar meigo, orgulhoso, e de um abraço muito terno.
São 19 no B.I, bem mais na alma do poeta.
Um beijo enorme. Today is your day. Enjoy it!


Samuel... estás errado. Escreveste a prosa perfeita.
Abraço*


Yours, Verinha
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 01:40

Até me assusta pensar na quantidade de palavras que precisaria para te agradecer; fica uma mas mais sincera impossível;

Obrigado!

Um grande beijo Vera!
Sem imagem de perfil

De Marcelo Fonseca a 27.01.2009 às 00:53

Muitos parabéns João!!!

Aproveito para te transmitir que gosto muito da tua escrita, e que tens alguns post's muito bons mesmo, como ainda a umas horas te tinha transmitido!

Ao Samuel queria dizer que conseguis-te muito mais do que um texto com palavras bonitas, conseguis-te transmitir o que realmente vai em ti sobre o joão.

Mas como o dia hoje é teu João, espero que alem de teres um bom dia, que tudo que corra bem daqui em diante (não sei como tem corrido antes) e que consigas alcançar todos os teus objectivos com as tuas qualidades!!!

Abraço
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 01:37

Obrigado meu caro!
Gostei bastante da lição de bom escuteiro hoje :P
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 01:26

Samuel,

Agradeço do fundo tudo o que tens sido para mim nestes ultimos tempos. Meu "irmão" e "professor", muito do que sou hoje devo-o a Samuel de Paiva Pires, uma das pessoas que mais me orgulhoo de ter como amigo.

Que a vida nunca te falhe,
Eu nunca te vou falhar!

Grande Abraço
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 27.01.2009 às 02:11

Meu grande amigo, a mim nada me deves, apenas a ti próprio e às tuas capacidades! Que a sorte nos acompanhe sempre aos dois e não nos falhe!

Um Grande Abraço

Sam
Sem imagem de perfil

De Rosarinho ( mãe do João) a 27.01.2009 às 01:32

Palavras em forma de carinho

Querido Samuel:Foi com uma enorme emoção e porque não confessar, uma lágrima sentida, que acabo de ler o que escreveste sobre o meu filho neste dia tão especial.
Por tudo o que o João me tem falado de ti quando vem a casa ao fim de semana sentia uma enorme vontade de te conhecer e de te agradecer teres sido talvez, o pilar mais importante do meu filho nesta nova etapa da sua vida. Para uma mãe é estremamente importante sentir os seus filhos felizes e integrados. Mas é igualmente importante perceber que eles se rodeiam de seres humanos de excelência como já percebi que é o teu caso.
Muito obrigada por tudo e desejo-te tudo aquilo que desejo para o meu filho ( mais seria impossível )
Um beijinho muito especial e a certeza que no meu coração já tens um lugar quentinho e protegido

Rosarinho ( mãe do João )
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 01:36

A mamã já comenta blogs
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 27.01.2009 às 02:08

Rosarinho, se é que me permite tratá-la assim, é para mim uma honra ter conhecido o João e conviver com ele diariamente, e é uma honra saber que nos lê! O João é uma pessoa "5 estrelas", integrar-se-ia sempre bem em qualquer contexto, e não necessitaria sequer de mim para isso! Eu é que tenho que agradecer ao João pela pessoa que é e por tudo o que tenho aprendido com ele!
Também eu sei que nunca falharei ao João, em tudo o que ele precisar e que eu o possa auxiliar, poderá sempre contar comigo!
E tenho que lhe agradecer as simpáticas e imerecidas palavras, com a certeza de que brevemente nos conheceremos!

Um grande beijinho para uma mãe muito especial

Samuel
Sem imagem de perfil

De ap a 27.01.2009 às 01:56

Tempo sem Idade… porque estás para além deste Tempo, do tempo comum à maioria das pessoas, que vivem convencidas das suas capacidades intelectuais e não passam de comuns seres que se rendem às regras do “ bem parecer” e do “ socialmente correcto “. Estás muito à frente de um tempo que não é o Teu, que não é o Nosso …. O teu Tempo não tem Idade e por isso és raro João !
Para Ti a música que escolhi ( em anexo)
beijo João
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 02:01

Sem palavras.

Um grande beijo (comovido confesso)
Sem imagem de perfil

De JMB a 27.01.2009 às 02:42

Um abraço de PARABÉNS !!! ao João.

Que tem amigos como o Samuel de Paiva Pires ... bem pode ter um Feliz Aniversário. Grande prenda de um grande carácter para outro.
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 03:14

Muito obrigado meu caro;

Aí está uma grande verdade!

Um grande abraço!
Sem imagem de perfil

De ap a 27.01.2009 às 02:58

E… porque “a Tua Alma é GRANDE “ entendes o que eu escrevo – Olhos nos Olhos, BASTAM !!! ( não é preciso haver palavras)
Imagem de perfil

De Paulo Soska Oliveira a 27.01.2009 às 06:51

Parabéns, "puto" :)
Um grande Abraço.
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 14:00

Muito obrigado Paulo!
Um abraço para a Polónia!
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 27.01.2009 às 09:15

Bolas... ninguém tem 19 anos, é quase chocante, ehehehehehehehe. Aproveita bem o dia e este Tempo que se prolongará ainda por muitos e bons anos. Vais fazer as escolhas certas, não duvido. parabéns, João.
Imagem de perfil

De Silvia Vermelho a 27.01.2009 às 13:37

dizem que é uma idade maldita eheheh
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 14:03

Esperemos que não Sílvia :P
Imagem de perfil

De Silvia Vermelho a 27.01.2009 às 14:19

Daqui a 3 meses já te confirmo se foi uma idade maldita ou não ;)
Imagem de perfil

De João de Brecht a 27.01.2009 às 14:02

Obrigado Nuno!
Um grande Abraço!

Comentar post


Pág. 1/2







Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D

Links

Estados protegidos

  •  
  • Estados amigos

  •  
  • Estados soberanos

  •  
  • Estados soberanos de outras línguas

  •  
  • Monarquia

  •  
  • Monarquia em outras línguas

  •  
  • Think tanks e organizações nacionais

  •  
  • Think tanks e organizações estrangeiros

  •  
  • Informação nacional

  •  
  • Informação internacional

  •  
  • Revistas