Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O caso Tiger Woods: a canalha já está entre nós

por Nuno Castelo-Branco, em 12.12.09

 

 Fazendo o zapping pelos canais televisivos noticiosos, deparei com o assunto de fim de semana. As charamelas da Euronews, CNN e Al-Jazeera, têm preenchido momentos infindos com a pouco ou nada apimentada estorieta sexual de Tiger Woods. Umas louras e outras nem tanto que com ele hipoteticamente contracenaram em cenas de chaise-longue de motel, aproveitam agora o ensejo de fazer render os seus créditos nos meandros da especialidade, descosendo-se em entrevistas, off the records e revoltantes statements que confirmam as infidelidades matrimoniais do "génio do taco".

 

A paranóia moraleirona da ralé micro-burguesia que nestes tempos conseguiu totalitariamente o poder que vale - o da informação à venda -, intromete-se sempre naquela área que nas democracias devia ser intangível: a intimidade, a esfera pessoal. De facto, a coscuvilhice mais sórdida, a porcaria atirada em forma de rotativa betoneira sobre todos os "prevaricadores", consagra um longo caminho que terá as suas origens nos famigerados Pilgrim Fathers do Mayflower. Gente ridícula, sombria, bisonha, má, tacanha e profundamente imbecilizada por crendices sem pés nem cabeça, fundaram os caboucos de uma sociedade que aspira a uma globalização planetáriade de lares submetidos aos ditados de Salt Lakes, reverendos Jones ou de Davides Koreshes mais ou menos exportáveis. Se poucos anos após a sua infausta chegada ao Novo Mundo já se erguiam forcas e crepitavam fogueiras em Salem, a independência de 1776 consagraria também um imenso rol de superstições e certificados de duvidosa virtude de um puritanismo que pretende no fim de contas, demolir a essência daquilo que une todos os seres humanos, independentemente da sua origem étnica, religiosa  ou geográfica. A interdição do prazer mesmo que completamente anónimo, tem sido uma obsessão burguesa que apontava todos os imaginados vícios aos inimigos das classes que a espartilhavam. Em nome de todas as moralices, decapitaram-se milhares de nobres - sem esquecer os camponeses da Vendeia, também "decadentizados" pelos antigos senhores - numa França que pouco depois veria sentada no trono de Maria Antonieta, uma mulher de ligeiríssimos costumes  que republicanamente mereceu o suspeito cognome de Merveilleuse e que foi apenas uma Primus entre batalhões de Pares em traje Império.

 

Todo o século XIX consistiu num inferno de ex-capatazes erguidos à condição de oficiais assopradores dos ventos da nova sociedade. Curiosamente, a velha Lenda Negra anti-católica que ainda ferreteia os povos do sul com a Inquisição,  nada fica a dever às perfídias calvinistas dos cantões suíços, ao racismo pré-eugénico dos batavos  e à beatífica sandice da generalidade dos nórdicos. A mania da forca e a decapitação que tornaria lendária Tyburn, alastraram logo no século XVI,  como fogo em palha seca por todos os Países Baixos e Principados reformados alemães, sendo no entanto a Inglaterra Tudor o paradigma. Pouco importava a violência usurária e de feroz impiedade exploradora dos comoventes relatos que mais tarde, a pena de Charles Dickens imortalizaria. Aquelas pseudo neo-medievais igrejecas com altares cheios de sucata prateada que pontilhavam cada bairro de Londres, Amesterdão, Filadélfia, Nova Iorque  ou Atlanta, com  coros estridentes e tementes do olhar carrancudo do pastor tornado Lei, obrigavam ao constante Amen acompanhado pelo infalível assentimento craniano que a cinematografia crítica americana tão bem nos deu a conhecer. O móbil de todo o arrazoado de patacoadas enxertadas à guisa de fábula de uma Bíblia que para tudo servia, era e acaba sempre por ser, o vil metal. Afinal, foi a causa primeira do ataque à até então Igreja que durante séculos conformou o Ocidente.

 

Todo este apontar de indicadores em riste aos atemorizados dissidentes da Ordem, traz plenos de contentamento todo o tipo de safardanas mais ou menos ilustrados que nos enchem os ecrãs noticiosos e o cinema do Canal Hollywood. É uma catadupa de reverendos, Sarahs Palins, igrejas pentecostais do milionésimo dia disto e mais aquilo, não esquecendo magotes de homenzinhos histéricos que no traje só podem rivalizar com o bastante mais talentoso e inofensivo Liberacce. A política do red-neck que da América profunda vai conquistando os centros urbanos, espalha-se como uma peste, invadindo a América do Sul - especialmente o Brasil -, com toda uma série de seitas onde a extorsão e o abuso da consciência se tornou norma. Já nos anos sessenta, as novas independências africanas foram sendo interesseiramente assistidas pela chegada subversiva  de gente que em nada media meças ao mais básico roçeiro boer de uma África do Sul então ferozmente batavizada. Quem viveu no Moçambique português, bem se recorda da ostensiva hipocrisia dos turistas afrikanders que chegados do "Jonas" (1), logo corriam em calções para as palhotas das Lagoas ou para a Rua Araújo (2), almejando ao pleno gozo de prazeres proibidos na sua pátria, onde, para grande escândalo dos portugueses de África,  aos negros eram reservados bebedouros públicos, casas de banho, transportes e até bancos de jardim em regime de Apartheid! Nas praias, as "bifas" (3) alternavam prazeres ocultos pelas dunas, nos braços dos soldados portugueses ou dos pescadores nativos que labutavam na Costa do Sol. Aí, as orgulhosas descendentes de Van Ribeeck em frenesim esqueciam todas as restrições impostas pela sua superior condição racial que o verniz protestante oriundo dos tempos de Grotius, atestava.

 

No exacto momento em que a funesta e em boa hora  desaparecida administração J. F. Kennedy se decidia a castigar o colonialista Portugal, os negros eram perseguidos por todo o sul e interior dos EUA, levando ao processo de revolta ordeira de que Martin Luther King seria a face. Mal sabiam aqueles "afro-americanos" que em longínquas colónias portuguesas, já tinham desaparecido todas as medidas vexatórias de segregação, sendo normal brancos, negros e mestiços partilharem transportes, cafés, escolas e todo o tipo de serviços públicos, sem excepção. 

 

Regressando ao tema do momento, não nutro qualquer tipo de simpatia - não o conheço - por Tiger Woods. O campeão mundial do mais perdulário, anti-ambiental, estúpido e aborrecido "desporto" da Terra (4), é hoje açulado por hordas de mentecaptos que seraficamente debitam todo o tipo de sentenças que indesejavelmente nos entram pela casa adentro. O "amigo" e colega de profissão sueco, a "mãe de família" dos costumeiros values mais sugadores de reputações que qualquer Buraco Negro por esse Universo fora, lá fazem os seus statements condenatórios, numa cacofonia que quase indicia recônditos desejos de uma condenação à morte, mais previsível na iracunda e vociferante autoridade do imã ou mulá de um qualquer bazar de Tombuctu ou Shiraz.

 

Esta gente que  guincha contra a "infidelidade conjugal" de Tiger Woods, pouco se importa em saber qual o verdadeiro - e privado, diga-se! - estado da relação matrimonial do campeão de golfe. Os values e os statements pouco respeitam a necessária protecção psicológica e a intimidade da família Woods, esquecendo rapidamente os rebentos do casal em aparente crise. Querem falar e decidir-se atempadamente pela condenação. Umas testemunhas de acusação mais nervosas que outras, surgem no ecrã em feroz crítica que impôs o ostracismo de T.W. perante o mundo atónito.

 

No fundo, pouco lhes interessa se Tiger pernoita em casa do Peter ou da Brenda. É-lhes indiferente se Monica anda de caso com a Sheryll ou com o Bill. O importante é aparecer, demolir, canibalizar e se possível, fazer eclodir aquele rendoso processo que enche revistas, espaços televisivos e claro está, umas contas bancárias. Para essas figuras, surge sempre um amigo, um colega ou o insuspeito familiar que de ar grave e em negatório movimento de cabeça, mostra postiça consternação. Que canalha. O pior de tudo, é que já está entre nós.

 

 

(1) "Jonas", era o nome que em Lourenço Marques, se dava à cidade de Joanesburgo.

 

(2) Lagoas e Rua Araújo. As Lagoas situavam-se na zona do aeroporto e era uma zona de "prostituição ao domicílio" sob a forma de sanzala. A Rua Araújo é uma artéria que une as Praça Mac-Mahon e 7 de Março, sendo até à independência, bem servida de bares, botequins e cabarés com um inconfundível sabor de outros tempos. Ali se misturavam locais, soldados em comissão e turistas ocasionais. Música ao vivo, bebida e aquilo que se imagina  como saudosa decadência, própria de um Hemingway.

 

(3) "Bifas", o nome genericamente dado pelos luso-moçambicanos às sul-africanas, confundindo-se as de origem inglesa ou boer.  Eram conhecidas pela rápida e voraz cafrealização em época de férias.

 

(4) Jogo próprio para Sampaios, Balsemões e respectivo staff, com tudo o que isso significa.

 

 

publicado às 21:20


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.12.2009 às 00:11

Ó Nuno Castelo Branco,

Olhe que eu chamo-lhe bronco!

Pois então! Eu cá gosto golfe, gaita, e não me confundo com os balsemões e as mercedes nem as parvas e os parvos que dizem que jogam glfe...

Atão?!?

Logo me informo sobre o que esse Tiger da trampa fez, que eu and um pouco a lesta da coisa... o problema, é que quem mexe com bolas neste planeta é sempre muito bem visto...eu acho que se o Ronaldo fosse do tamanho da luciana Abreu, também iam dizer que ele era o máximo...já viu? E o tipo não passa de um cagamelo com cabeça de pinhão...com borbulhas e sem pêlos...como as donzelas nórdicas...

educadinha
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 13.12.2009 às 21:17

Ora, Educadinha, o meu Poltergeist acha o golfe uma grande seca que faz adormecer. Quem gosta, paciência...
Quanto ao futebol e ao seu mundo, nem imagina o que penso. No telejornal, sim, mas como última notícia, tal e qual como "no antigamente".
Sem imagem de perfil

De Miguel Castelo-Branco a 13.12.2009 às 15:03

É isso mesmo. Há sempre um moralista de dedo em riste a pregar a moralzinha canalha e a vazar frustrações sobre tudo o que gostaria de fazer.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.12.2009 às 14:44

ESta aqui não percebi...e o moralista é quem?

Educadinha ou poltergeist
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.12.2009 às 11:28

Bom post, como de costume.

GP
Sem imagem de perfil

De Pedro Beirao a 15.12.2009 às 01:49

Ena, isso tudo por causa do Tiger Woods? É curioso o que faz despoletar os ódios e ressentimentos mais profundos num ser humano.
Aqui na América é visto como mais uma distracção para fazer esquecer os maus tempos (vejam só o Tiger Woods, quem diria, hem?). Coisa rotineira que os media fazem, até que é substituído por outro factóide qualquer... Vem aí o Natal e o Ano Novo, aposto que até lá tudo isto será esquecido.
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 15.12.2009 às 18:13

Espero que sim, Beirão. Quanto aos ódios, não são daqui, mas sim provêm directamente de certa gente que a CNN e FOX nos faz entrar todos os dias em casa.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.12.2009 às 14:46

Aqui na América é onde? Ó comentador Beirão?

Educadinha
Sem imagem de perfil

De Pedro Beirao a 17.12.2009 às 03:47

Los Angeles. E Beirão é mesmo o meu nome, não é nenhum nick

Comentar post







Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2008
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2007
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D

Links

Estados protegidos

  •  
  • Estados amigos

  •  
  • Estados soberanos

  •  
  • Estados soberanos de outras línguas

  •  
  • Monarquia

  •  
  • Monarquia em outras línguas

  •  
  • Think tanks e organizações nacionais

  •  
  • Think tanks e organizações estrangeiros

  •  
  • Informação nacional

  •  
  • Informação internacional

  •  
  • Revistas