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Aqui. E com os teus impostos.
Pedagogia diferenciada Uma pedagogia diferenciada pelo respeito que nos merece a criança; pela lógica que é o assumir que as nossas diferenças, as nossas características e as nossas necessidades implicam uma forma diferenciada de estar, num ensino que valorize o sentido social das aprendizagens; pela consciência que esta realidade irá determinar novas formas de gestão – de saberes, de capacidades, de afectos, de interesses… - onde o papel do professor, do grupo e da partilha irá ser fundamental na compreensão, no conhecimento e no crescimento de cada um de todos; pela essência que é acreditar-se que os dias de hoje já não se compadecem com a imagem mais ou menos estereotipada do passado onde todos os alunos aprendem e têm que aprender a mesma coisa ao mesmo tempo e da mesma maneira! Método interactivo Tendo por base uma teoria socioconstrutivista, trabalhamos com um método interactivo, onde ouvir o que a criança tem para nos dizer e dar-lhe a oportunidade de falar do que está no seu interior é uma maneira desta se reconstruir. Esta ideia, desenvolvida por Vygotsky, defende que a criança tem dentro de si ideias sobre as coisas que viveu, que sentiu, tocou, observou, entre outras, e é a partir dessas ideias que o professor deve iniciar a construção do conceito a que se propõem trabalhar. O conhecimento é isto mesmo, um constante avançar e recuar para reorganizar as novas ideias que se vão encaixando no nosso pensamento ecológico, sendo que, tudo isto é operado pela linguagem, um poderoso meio de mediação com o outro e com a sociedade, mas acima de tudo, com ele mesmo. Posturas activas e de suporte por parte de todos O aluno tem, deste modo um papel activo, o papel principal na construção e avaliação das suas aprendizagens e está em contínua interacção com o grupo, numa permanente produção e comunicação, o que é factor essencial para o seu crescimento, já que a tomada de consciência do seu percurso, das suas conquistas e fragilidades irá contribuir para a sua estruturação – como aprendiz e como cidadão. Por outro lado, ao favorecer-se uma intervenção consciente na vida da comunidade escolar, desenvolve-se a capacidade de reflexão, o sentido crítico e a responsabilização, o que, por sua vez, irá contribuir para a promoção da sua autonomia. E à medida que a criança se vai tornando mais autónoma, vai sendo cada vez mais capaz de colaborar, de cooperar e de ser solidário. O professor representa um agente cívico e democrático, de suporte, assumindo um papel de animador e facilitador das aprendizagens e das dinâmicas. É um elemento do grupo que, participa e incentiva o diálogo e a cooperação, nos vários momentos significativos, favorecendo a tomada de consciência dos vários processos em curso, criando uma verdadeira comunidade de aprendizagem capaz de promover sucessos e reconhecer obstáculos.