Não há paciência para o pensamento único que nos querem impor. Os suíços votaram, e daí? Não são uma nação soberana? Ou têm de repetir o referendo até que o resultado seja o desejável, ao estilo da U.E ?
A democracia implica a aceitação da vontade da maioria. Não implica é agradar a gregos e troianos. Se a U.E tirasse as conclusões em vez de criticar decisões.
Em democracia, a maioria não pode decidir o fim das liberdades individuais, entre eles a liberdade religiosa. O Estado de Direito está sempre acima da vontade da maioria e a Lei é igual para todos.
Daniel, como em todo o lado, seja qual for o assunto em questão, são pessoas que são a face visível, e aí cada pessoa é diferente da outra, mas as mais cordatas estão muito longe de ser a maioria, e do pouco que conheço do Alcorão, não posso considerar o Islão um exemplo de paz...
Não percebo esse medo da vontade da maioria. Gostava que explicassem esse temor. Se a maioria decidiu segundo os meios democraticamente aceites, não será legitimo? Ou então o medo da maioria é apenas uma forma de esconder a vontade de quem governa. Até que ponto um estado de Direito é perfeito? Respeitar as liberdades individuais sim! Mas desde que não desrespeitem as dos outros. E nem sempre isso acontece, como é do conhecimento.
O Estado de Direito é fruto de séculos e séculos de doutrina, pensamento, hábitos e costumes.
Os princípios do Estado de Direito, como são princípios humanos, não são perfeitos. Mas são os princípios que melhor se adaptam à vida em comunidade, ao respeito pelo próximo.
o referendo é a decisão imediata da maioria democrática, uma espécie de masturbação precoce de engenharia social.
E o referendo não é um mecanismo democratico do cidadão comum pronunciar-se acerca de uma matéria em questão? Isto não é a Democracia como vontade da maioria? Mas uma maioria não implica o desrespeito pelas liberdades individuais. Mas implica que as minorias vivam articuladas com a maioria. Isso acontece? Será que o estado de Direito não é compativel com uma Democracia baseada na soberania popular?
A solução é a coexistência equilibrada do Direito e da Democracia. Até que ponto estes coexistem equilibradamente e não interferem na esfera de actuação. Isso exige um diálogo constante. A solução passa por uma sociedade com um nivel de educação elevado. Isso requer um constante trabalho e uma constante discussão.
Então o que é a Democracia? Uma utopia em que andamos a brincar aos governos? A aceitação de tudo e de todos que leva a ditadura da minoria? A Democracia é a aceitação das várias opiniões. O consenso da maioria não implica a exclusão de uma minoria. Isso leva a que a democracia seja um conceito sempre em discussão, sempre em diálogo. Não quer dizer que a vontade da maioria seja sempre estática. Está sempre em diálogo até for essa a vontade geral. Até que ponto o estado de Direito e a Lei são perfeitos? Representam a vontade de todos? Uma coisa é a teoria, outra coisa é a vida prática