Ao olhar isto não temos como não sentir " aquela-pele-de -galinha ", e dizermo-nos - fomos grandes, temos a obrigação de continuar o testemunho. Como Nação soberana.
Fora o resto, o video quase só mostra igrejas. Fora o resto! E o meu bisavô que era da "cidade mais portuguesa" do além-mar, Ouro Preto e que veio aqui à terra casar com uma nortenha. O pobre morreu novíssimo e lá está, na zona de Leça do Balio. A história das pessoas também é um bom exemplo.
Quanto mais investigo a obra dos nossos antepassados no Brasil, mais espantado fico com este feito épico, no qual não faltaram capítulos que provaram o valor imenso daquela gente na mais exigente circunstância vida: a guerra. Até hoje, na data magna do exército brasileiro, 19 de Abril, essa dimensão da obra lusa é celebrada como a mais digna manifestação do patriotismo brasileiro. As duas batalhas de Guararapes foram extraordinárias e nenhum livro de História Militar que não as aborde está incompleto, pois nelas o espírito de sacrifício, o génio militar e o papel da providência estão combinados como se de uma elegante equação matemática se tratasse. Patriotas mal armados, em minoria, derrotaram o poderoso exército de uma corporação, a Companhia das Índias Ocidentais (WIK), composto por mercenários experientes, endurecidos na Guerra dos Trinta Anos. Nem eles, nem os seus comandantes, esperavam ser derrotados, ainda mais da maneira magnífica como o foram. Nos vídeos abaixo dá para se ter uma boa ideia do que foram estas duas batalhas:
http://www.youtube.com/watch?v=mYImKPyDaQk (1ª Batalha de Guararapes)
http://www.youtube.com/watch?v=3-Fa5nZtHIE&feature=related (2ª Batalha de Guararapes)
E no entanto o passo sempre foi maior que a perna... Eu conheço outras paragens mas o legado é gigantesco! Pensar que neste bocado de Europa apenas havia cerca de 2,5 milhões de pessoas no sec. XVI...torna tudo ainda mais irreal...E que foram os primeiros colonos a chegar à Califórnia, que foi um padre português Constatino de Vasconcellos que desenhou e construiu a catedral de Lima no Perú... ou que um tal Aleixo Garcia foi quem atravessou a mata atlântica da foz do Rio da Prata até aos Andes e que terá sido o primeiro homem branco a ver os glaciares andinos e a descobrir as primeiras minas de prata...