De Octávio Gordo a 15.03.2012 às 09:51
Por vezes leio coisas e pergunto-me, tudo o que li, aprendi era falso? Nada me move em particular contra a Republica, nada me move contra a Monarquia. Mas tal como dantes, Portugal até 1910 não era o pais mais atrasado da Europa Ocidental? Tal como agora? Portugal em 1910 não estava falido? não tinhamos a maior taxa de analfabetos? A pior saude? O Rei D. Carlos não passava mais tempo em caçadas e patuscadas do que propriamente a resolver os problemas do Estado? Posto isto o que é que a monarquia nos traria? Ver a Carinha de SAR D. Duarte em vez do cavaco? Só por isso mais vale estarmos quietos....
Quando a análise tem por base as "caras" está tudo dito quanto à sua profundidade. Mas nem sequer tem razão. Na verdade muito do que aprendeu não tinha qualquer correspondência com a realidade. Cumps,
De Octávio Gordo a 15.03.2012 às 11:15
Bem me parecia, tinhamos um pais de sonho... João Franco e as suas medidas nada tinham a ver com as de PPC , os dois partidos que se revezavam no poder, diferiam e muito do cancro PS/PSD, em suma a Monarquia caiu porque havia 3 ou 4 tipos da Carbonária que eram muito maus e derrubaram o Rei, o povo era demasiado elucidado e culto para querer uma Republica... Só queria que me respondesse erámos ou não á altura o pais mais atrasado da Europa Ocidental, aquele com maior taxa de analfabetismo, pior saude, etc etc?
De Tiago C a 15.03.2012 às 12:01
Com a foto que ilustra este post e a sua desculpa para não rebater as considerações do Octávio são as "caras"?
E depois claro, o mais fácil. Todos os manuais de história estão errados, fomos, estamos, todos (todos não, apenas os tolos dos republicanos, o povo acéfalo que não sabe pensar) enganados. A vida no periodo monárquico era excelente, todos contentes e sem fome. Depois vieram esses arruaceiros dos republicanos e pedreiros com os terroristas da carbonária como braço armado e impuseram a república. O povo, coitado, ainda hoje anseia pelo seu rei. Que isto desta crise acabava com o regresso da monarquia.
E a associação da impopularidade do actual PR com a monarquia é a mesma coisa que nos comparar aos cães de Pavlov. Demonstra uma total ausência de respeito pelos cidadãos portugueses.
A situação econónima antes e depois de 1910
(...)
O aumento do nível de vida foi uma mentira escabrosa… as diferenças sociais aumentaram, e se em 1910 não se vivia muito bem, em 1921 nem pão havia para comer, o que diz muito da igualdade entre os homens!
A dívida pública aumentou e não se construíram quaisquer estruturas. É legitimo perguntar-se para que serviu a república ou se a monarquia era assim tão desnecessária.
Bom entre a linha azul e a vermelha a única diferença (do gráfico) é o Rei porque o resto estava lá tudo: as estruturas, os políticos, as mentiras e omissões!
…afinal a monarquia fez falta!
Ricardo Silva http://www.centenariodarepublica.org/centenario/2008/09/12/a-situacao-econonima-antes-e-depois-de-1910/
(1ª Parte)
De Tiago C a 15.03.2012 às 15:44
Pedro Quartin Graça, digo-lhe muito sinceramente, sendo professor universitário não esperava, de todo, que me remetesse para uma página de acinte à República. E Ricardo Silva é um historiador? Investigador?
O texto é um vazio e no fim uma contradição completa.
O blog Centenário da República é muitíssimo rico em todas as explicações sobre as dúvidas que suscita. É apenas uma questão de consultar, querendo.
Cumps,
De Ana D'Água a 15.03.2012 às 21:48
Meus senhores, do alto da minha ignorância, só me oferece dizer que, nos países europeus em que vigora a monarquia, o nível cultural e económico da população em geral, é muito mais elevado que no nosso. Por outro lado, a monarquia é um fator de união entre o povo, que reforça o PATRIOTISMO de que tanto carecemos.
De Octávio Gordo a 16.03.2012 às 08:54
Cara Ana, não querendo de todo ser ofensivo, nem desagradvél, gostava de lhe recordar que o Lesoto e a Suazilândia também são Monarquias, assim como a Arábia Suadita... e que a Filândia, a Austria ou a Alemanha são republicas... no entanto tal como agora, já em 1910 o Reino Unido, a Suécia, a Noruega, ou a Dinamarca estavam muito á frente de nós.