Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ontem não fui um homem bom

por Samuel de Paiva Pires, em 02.02.13

 

(Pablo Picasso, Poor People on the Seashore)


Quando era criança, sempre que passávamos pela Rotunda do Relógio perguntava aos meus pais porque viviam aquelas pessoas ali nas escadas por baixo do viaduto. Tinha para mim que “quando fosse grande” construiria uma grande casa onde poderia abrigar as pessoas que não têm um tecto. Entretanto cresci e percebi que as coisas não são assim tão simples.

 

Há dias, enquanto aguardava por uma pessoa à porta dos Armazéns do Chiado, fui abordado por um rapaz com um ar envergonhado que, começando por afirmar que não pretendia dinheiro, logo me fez saber que tinha fome, perguntando-me se lhe poderia comprar algo para comer. Repliquei que estando a aguardar uma pessoa, não o poderia acompanhar, acabando por tirar do bolso algumas moedas que lhe entreguei. Isto quando um pouco mais abaixo, sensivelmente a meio da Rua do Carmo, costuma estar um pedinte sentado no chão com uns cartões diante de si a servir de repositórios da colecta, indicando em cada um deles o destino a dar a esta – álcool, droga, tabaco, comida etc. Porventura este putativamente humorístico pedinte, que por acaso tem um ar um pouco lunático, estará em crer que a sinceridade o ajudará, e a verdade é que lhe são atiradas bastantes moedas.

 

Entre a vergonha de uns e a loucura de outros, registe-se a ideia, que é do senso comum, de que a maioria dos pedintes que encontramos nas nossas ruas destinam aquilo que conseguem essencialmente a álcool e droga. Já desprovidos de qualquer vergonha, muitos acabaram a contribuir involuntariamente para a formação de uma certa carapaça que instintivamente faz com que se tenha banalizado a resposta “não tenho nada” perante qualquer pedido que nos façam pelas ruas.

 

Mas entre os loucos e os desprovidos de qualquer vergonha, há também os que envergonhadamente se vêem na contingência de ter que pedir para sobreviver. Há cerca de um ano, estive por várias vezes numa sala de espera do Hospital de S. José. De um lado para o outro arrastava-se em passos lentos e a medo uma senhora com uma expressão tão envergonhada que se tornava incomodativa e chegava mesmo a transmitir como aquela situação a estava a destruir psicologicamente. Abordava quem por ali aguardava a sua vez, resumindo a sua situação ao facto de se encontrar desempregada, tal como o marido, que estava doente.

 

Ontem, a caminho de casa, estavam dois pedintes na carruagem do metro em que seguia. Um deles, bastante conhecido por quem anda de metro, lá ia batendo com aquele ferro na bengala e na caixa que traz ao pescoço, no seu habitual ritmo alucinante, cantando o célebre “Ora podem crer que eu continuo a agradecer a quem tiver a bondade ou a possibilidade de me auxiliar”. O outro era uma senhora, que embora até abordando as pessoas com uma expressão facial amigável, foi encontrando a habitual resposta: “não tenho nada”. Após receber esta resposta da minha parte e de mais umas pessoas que se encontravam próximo de mim, o metro parou, tendo entrado uns jovens, rapazes e raparigas, que não teriam mais que 19 ou 20 anos. Um deles ficou em frente da senhora assim que entrou, tendo por ela sido abordado. Replicou que não tinha dinheiro mas que lhe podia oferecer a sandes embrulhada que trazia na mão. Provavelmente já esperando a resposta habitual, a senhora ficou um pouco surpreendida com a oferta, e com uma expressão de genuíno agradecimento, talvez a mais genuína que alguma vez presenciei, a primeira reacção que teve foi de uma generosidade tocante: pediu ao rapaz que pelo menos dividissem a sandes, o que ele obviamente recusou. Voltando a agradecer, aproveitou ainda para dizer que infelizmente se via naquela contingência porque tem que pagar o quarto em que vive com a filha, e que tem que a alimentar e vestir como conseguir, para que pelo menos não a achincalhem na escola.

 

Alguns dizem que encontram Deus em situações de contacto com o sublime e o belo. Eu não encontrei Deus. Mas de repente a minha alma e o meu corpo pareceram ter sido rasgados não por uma revelação divina, mas por uma revelação demasiado humana que me quis mostrar como é possível manter uma generosidade indescritível e ao alcance de muito poucos, numa situação em que provavelmente já não se consegue manter qualquer réstia de dignidade própria e cujas circunstâncias tenderiam mais a levar-nos no sentido oposto.

 

Ao mesmo tempo, senti-me envergonhado. Porque respondi instintivamente e não tive a capacidade de perscrutar aquele rosto e tentar compreender o que lhe subjaz. Quando me levantei, dirigi-me à porta onde se encontrava a senhora. Antes de sair, dei-lhe umas moedas, talvez procurando redimir-me, talvez procurando egoisticamente sentir-me um pouco melhor. Não o merecendo, fui presenteado com um simpático agradecimento de uns olhos cansados e um sorriso de uns dentes que já conheceram um estado bem melhor, de alguém com uma tez que denota alguma falta de saúde, mas que foram mais comoventes e me transmitiram mais conforto que muitos dos olhares e sorrisos que já recebi na minha vida. Não o suficiente, contudo, para evitar as lágrimas que me correram pelo rosto após sair do metro. Ontem, não fui um homem bom. E ainda que a minha mente não pare de pensar naquela cena a que assisti, pelo menos fico contente por ter visto um e por ter presenciado tamanha demonstração de generosidade.

publicado às 19:57


20 comentários

Imagem de perfil

De Regina da Cruz a 02.02.2013 às 21:30

Samuel,

O teu texto é belo porque a humanidade também tem um lado belo, sublime, divino. Estas são as únicas emoções que podem neutralizar e superar a faceta maléfica que o homem também carrega. Resta os bons serem duplamente bons num tempo inundado de mal.

Também há dias fui assombrada por uma observação desse tipo, embora bem mais terrena e prosaica que a tua: ao ver uma senhora já idosa e cega pedir no metro, com os olhos cicatrizados bem a nú, perguntei-me com raiva qual o destino que está a ser dado ao rio de dinheiro que eu dou todos os meses ao governo com o pretexto de financiar o "estado social".

Que estado social?! Que estado *social* é este que entre socorrer um ser humano frágil ou financiar um sistema financeiro criminoso, opta pela segunda? Um estado, um país, que não socorre as pessoas mais frágeis, que não lhes permite ter uma vida condigna, que os atira para a mais abjecta miséria, que as sujeita a terem de deambular pelas cidades, pelos transportes públicos, a mendigarem para comer... Como se um cego ou um desvalido tivesse outro remédio que não o de sobreviver em vez de viver.
Não lhes bastando ter a vida como madrasta má ainda foram arranjar um padrasto daqueles bem falsos, mentirosos, corruptos e imorais.

Pergunto-me se algum dia se fará justiça. É  na verdade tudo que peço.





Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 03.02.2013 às 11:16

Nem mais, Regina, nem mais. Torna-se mesmo absurdo.
Sem imagem de perfil

De Duarte Meira a 02.02.2013 às 22:09


Caro Samuel:

"Quem dá parece-se com Deus", - diziam os portugueses velhos.

Bem haja pela lição e testemunho dos novos, que aqui nos deu.
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 03.02.2013 às 11:20

Obrigado, caro Duarte.
Imagem de perfil

De Fernando Melro dos Santos a 02.02.2013 às 23:16

Amen, meu caro. Amen.


Estou há quarenta anos como a Regina.


Não peço nada, mas seria apenas justo ver isto de pantanas e os usurários punidos.


Sobretudo os da classe política, que é enfim aquela amálgama difusa que vai de certa camada do eleitorado até às tripas das corporações.
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 03.02.2013 às 11:23

Se este mundo fosse justo, assim seria. Pena que o ser o mais das vezes não corresponda ao dever ser.
Sem imagem de perfil

De merlo frito a 02.02.2013 às 23:36

a polícia não levava o pessoal da rotunda do relógio prá mitra?

dá um ar de terceiro mundo ter pedintes

se lhes tivessem dado um lugar de secretário de estado depois de estarem no desemprego do BPN...
Imagem de perfil

De João Quaresma a 03.02.2013 às 00:28

Grande Samuel! Acontece-nos a todos, ou quase todos: lições de vida vindas de quem menos se espera. Nestas alturas é que percebemos que, por muitos livros que já tenhamos lido e por muitos que venhamos a ler, a verdadeira sabedoria vem-nos dos exemplos que conhecemos, menores ou maiores, e de algumas "chapadas" que o destino nos prega. São essas as lições que nos moldam e nos fazer pensar, a cada bifurcação, qual deverá ser o melhor caminho.
Um abraço!
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 03.02.2013 às 11:26

É mesmo, caríssimo João. Nada bate a experiência. E como me disse alguém um dia, primeiro há que viver, depois vêm os livros. Um abraço!
Imagem de perfil

De John Wolf a 03.02.2013 às 07:55

Caro Samuel,
Magnífico texto que alude ao mais essencial da condição humana e que porventura não se encontra na intelectualidade, na razão, na civilização. Somos muito mais pequenos e indigentes do que imaginamos. A tua ode às profundezas ajuda a recalibrar, a realizar a destrinça entre o efémero e o essencial.
Bravo.
Um abraço,
John
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 03.02.2013 às 11:27

Muito obrigado, caríssimo John!
Um abraço
Imagem de perfil

De Pedro Quartin Graça a 03.02.2013 às 10:42

Um texto de um Homem bom. Um grande Homem.
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 03.02.2013 às 11:27

Muito obrigado, caríssimo Pedro!
Um abraço
Imagem de perfil

De raioverde a 04.02.2013 às 02:34

sei que nao devemos nivelar por baixo, mas e normal que muitas vezes generalizemos, pois se nos deparamos muito com uma situacao, tendemos a encontrar uma resposta padrao para a mesma.

Nao obstante, claro que podemos (e devemos?) sempre fazer um esforco para ver alem desses pre conceitos.

abraco
Sem imagem de perfil

De André Miguel a 04.02.2013 às 11:15

Um verdadeiro murro no estômago... mas igualmente tocante. Obrigado pelo melhor post que li em muito, muito tempo...
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 05.02.2013 às 01:34

Eu é que agradeço as suas palavras, caro André.
Sem imagem de perfil

De Herr Flick a 04.02.2013 às 23:09

Caro Samuel,
Nunca se deixe adulterar, pois constitui para mim um dos poucos resquícios de esperança na espécie humana. Obrigado por ser quem é.
Imagem de perfil

De Samuel de Paiva Pires a 05.02.2013 às 01:36

Caro Herr Flick, deixa-me sem palavras e com algum embaraço. Muito obrigado pela sua simpatia. Um abraço.

Comentar post


Pág. 1/2







Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2008
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2007
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D

Links

Estados protegidos

  •  
  • Estados amigos

  •  
  • Estados soberanos

  •  
  • Estados soberanos de outras línguas

  •  
  • Monarquia

  •  
  • Monarquia em outras línguas

  •  
  • Think tanks e organizações nacionais

  •  
  • Think tanks e organizações estrangeiros

  •  
  • Informação nacional

  •  
  • Informação internacional

  •  
  • Revistas