Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A SIC "especializou-se" em campanhas anti-monárquicas. E consegue mentir escandalosa e descaradamente quando exibe reportagens como esta, totalmente desprovidas de qualquer contacto com a realidade dos factos.
Na verdade, e ao contrário do que é afirmado na peça que foi exibida, a realidade da Holanda demonstra-nos exactamente o inverso.
A “confiança [da população] na monarquia permanece intacta”, realça o Trouw após um estudo realizado pelo gabinete Motivaction:
"Não há nada que satisfaça mais os holandeses do que a casa real, quer esta seja comparada com o sistema judicial, a saúde, a educação ou os meios de comunicação. Cerca de três quartos dos inquiridos dizem confiar na Rainha Beatriz, dois terços no [seu filho] Willem-Alexander [que lhe sucedeu ontem, dia 30 de abril] e na [sua mulher] Máxima, contra apenas 12% que dizem confiar na política.
Segundo o director do Motivaction, os holandeses precisam de estabilidade. Sobretudo numa época marcada, segundo eles, pelo egocentrismo e o stresse. Querem unidade e solidariedade. A Casa Real representa um elemento que os une a todos."
O NRC Handelsblad realça, por sua vez, que a monarquia representa um factor estável a nível internacional:
"Nós, holandeses, temos orgulho da nossa história. Somos um pequeno país com um papel exemplar, dotado de uma monarquia que nos permite destacar-nos a nível internacional. A casa real representa muito bem o nosso país nas relações externas, melhor do que qualquer ministro. Um ministro é efémero e tem objectivos políticos, enquanto a representação real é neutra, calorosa e estável por natureza."
Esta reportagem, a todos os títulos deplorável, é o exemplo evidente de um tipo de jornalismo que não dignifica aquele canal de televisão. Mas encolher os ombros não chega. Faça chegar o seu protesto à SIC!
E-mail: atendimento@sic.pt
Tel.: 214 179 400
PS - E, para quem ainda tenha dúvidas, eis aqui uma outra reportagem de uma televisão francesa a desmentir TOTALMENTE a da SIC, afirmando precisamente o oposto.