Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
agora pela Beira Alta, por " Terras do Demo ", tantas são as razões porque os olhos ficam maravilhados!
Esta, das que mais me deixaram encantada com o que em Portugal podemos ver e apreciar, foi fruto do providencial acaso, que nos mandou seguir a direcção da placa que sugeria a visita ao Dólmen da Senhora do Monte.
Estávamos na serra de Leomil ou da Nave, na freguesia de Penela da Beira, concelho de Penedono; alguns klms de caminho poeirento, mas ele, o fascínio, ali estava, à nossa frente.
Descoberto por equipa de arqueólogos em 1961, parece ser caso único no mundo: uma anta com cerca de 5 mil anos, que foi reaproveitado e cristianizado na Idade Média ( século XV? ) ao aproveitar-se a estrutura da construção megalítica para aí se erguer uma capela, servindo a câmara de altar. Fabuloso monumento emoldurado por xistoso muro e ladeado de vegetação a tornar mais vivo tão lindo quadro.
Mas os vestígios de tão antiga necrópole não se ficam por aí, e muito perto do dólmen principal, outros, de menores dimensões, foram encontrados e explorados nesses anos 60 do passado século, dando-nos conta a placa informativa de aí se ter encontrado rico espólio de setas, machados e cerâmica.