Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O escritor mutilado, melancolicamente mutilado

por Cristina Ribeiro, em 17.07.13
" Por detrás da nossa casa, passado o laranjal, ficavam as oliveiras, manchando de pardo o terreno ondulante que uma erva espessa e florida cobria. As primeiras sezões que tive, por um Verão de há quarenta anos, agradeci-as aos calores insuportáveis a que durante uma semana me expus sem chapéu , sem vestes e sem sapatos. No campo,segundo o costume patriarcal da gente pobre, mal o sino da igreja dá meio dia, o pai senta-se 'a mesa defronte da mulher, os filhos 'a roda e janta-se "
Fialho de Almeida, " Contos "
Lendo vários livros do autor das planícies, um atrás do outro, encantei-me com a sua escrita, de tão escorreita e apelativa, além de senhora de um estilo muito poderoso.
Há dias, procurando certo texto na " Nação Portuguesa " deparei com um outro de natureza muito diferente, revelador de que aquele órgão do Integralismo Lusitano versava outros assuntos para além dos políticos. Era ele sobre Fialho, com a assinatura de João Ameal, e só hoje o pude ler: <
" L'homme est double ; la femme triple " - escreveu, algures, Gauthier.
Lembrámos-nos dessa frase a propósito da estranha personalidade de Fialho de Almeida, porque nos acudiu uma nova fórmula desse paradoxo - o homem duplo; o artista pode ser múltiplo ...
De facto, em Fialho encontravam-se diversas figuras, poderosas e contraditórias :o novelista patético , 'a russa, dominado pela imensa legião de fantasmas interiores; o crítico de costumes, feroz implacável , demolidor voluptuoso e ardente; o delicadíssimo poeta, a cuja sensibilidade afloravam os recônditos frémitos da natureza e da beleza; enfim,o espantoso pintor de paisagens regionais que deixou, nos seus capítulos descritivos, os mais impressionantes quadros da vida rústica da província em que nasceu: o largo, fatalista, melancólico Alentejo.
( ... ) Foi esse estilo multiforme, riquíssimo, vibrante de ambições expressivas e de rajadas iluminantes, esse estilo de extraordinária impressionismo verbal que fez a grandeza e celebridade de Fialho. A todo o instante sentimos, no seu convívio, o ardor do temperamento febril que se projecta em mil criações e invenções prodigiosas. E, de súbito, acontece vê-lo atingir um plano de harmoniosa beleza, de tal perturbadora beleza, que documenta a mais intensa e radiosa estesia. ( ...) Como Cláudio Monet,poderia dizer: ' le principal personnage de mes tableaux, c'est la lumi'ere >

publicado às 17:52


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Duarte Meira a 17.07.2013 às 21:50


Cristina:

Se Fialho, até segundo João Ameal, atingiu um tal plano "de harmoniosa beleza", não percebo a razão de ser do seu título. Será que "mutilado" pelo esquecimento ? Nesse caso os mutilados somos nós, que o esquecemos e já não somos capazes de atingir esses níveis...

(Confesso que não conheço muito do Fialho; o pouco desgostou-me porque enxameado  de palavras e expressões francesas, cedendo a uma moda a que também Eça sacrificou em demasia. Qual é para si o melhor livro dele, que me recomenda?)
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 17.07.2013 às 22:11

Porque injustamente esquecido, precisamente, Duarte.


Gostei de todos os que  li, mas talvez O País das Uvas e, bem diferente, Saibam Quantos.
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 17.07.2013 às 22:22

Saibam Quantos revela a veia crítica que parece mais explorado n'Os Gatos ( que ainda não li ).
Sem imagem de perfil

De Duarte Meira a 17.07.2013 às 22:34


Muito obrigado, Cristina. Só conheço uns trechos do País das Uvas lá dos tempos das selectas literárias do meu liceu.

Comentar post







Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2011
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2010
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2009
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2008
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D
  235. 2007
  236. J
  237. F
  238. M
  239. A
  240. M
  241. J
  242. J
  243. A
  244. S
  245. O
  246. N
  247. D

Links

Estados protegidos

  •  
  • Estados amigos

  •  
  • Estados soberanos

  •  
  • Estados soberanos de outras línguas

  •  
  • Monarquia

  •  
  • Monarquia em outras línguas

  •  
  • Think tanks e organizações nacionais

  •  
  • Think tanks e organizações estrangeiros

  •  
  • Informação nacional

  •  
  • Informação internacional

  •  
  • Revistas