por Cristina Ribeiro, em 17.07.13
" Por detrás da nossa casa, passado o laranjal, ficavam as oliveiras, manchando de pardo o terreno ondulante que uma erva espessa e florida cobria. As primeiras sezões que tive, por um Verão de há quarenta anos, agradeci-as aos calores insuportáveis a que durante uma semana me expus sem chapéu , sem vestes e sem sapatos. No campo,segundo o costume patriarcal da gente pobre, mal o sino da igreja dá meio dia, o pai senta-se 'a mesa defronte da mulher, os filhos 'a roda e janta-se "
Fialho de Almeida, " Contos "
Lendo vários livros do autor das planícies, um atrás do outro, encantei-me com a sua escrita, de tão escorreita e apelativa, além de senhora de um estilo muito poderoso.
Há dias, procurando certo texto na " Nação Portuguesa " deparei com um outro de natureza muito diferente, revelador de que aquele órgão do Integralismo Lusitano versava outros assuntos para além dos políticos. Era ele sobre Fialho, com a assinatura de João Ameal, e só hoje o pude ler: <
" L'homme est double ; la femme triple " - escreveu, algures, Gauthier.
Lembrámos-nos dessa frase a propósito da estranha personalidade de Fialho de Almeida, porque nos acudiu uma nova fórmula desse paradoxo - o homem duplo; o artista pode ser múltiplo ...
De facto, em Fialho encontravam-se diversas figuras, poderosas e contraditórias :o novelista patético , 'a russa, dominado pela imensa legião de fantasmas interiores; o crítico de costumes, feroz implacável , demolidor voluptuoso e ardente; o delicadíssimo poeta, a cuja sensibilidade afloravam os recônditos frémitos da natureza e da beleza; enfim,o espantoso pintor de paisagens regionais que deixou, nos seus capítulos descritivos, os mais impressionantes quadros da vida rústica da província em que nasceu: o largo, fatalista, melancólico Alentejo.
( ... ) Foi esse estilo multiforme, riquíssimo, vibrante de ambições expressivas e de rajadas iluminantes, esse estilo de extraordinária impressionismo verbal que fez a grandeza e celebridade de Fialho. A todo o instante sentimos, no seu convívio, o ardor do temperamento febril que se projecta em mil criações e invenções prodigiosas. E, de súbito, acontece vê-lo atingir um plano de harmoniosa beleza, de tal perturbadora beleza, que documenta a mais intensa e radiosa estesia. ( ...) Como Cláudio Monet,poderia dizer: ' le principal personnage de mes tableaux, c'est la lumi'ere >