Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A Câmara Municipal de Lisboa não esperava um repúdio tão sonoro e generalizado. Quando retirou os antigos candeeiros que durante mais de um século iluminaram o Terreiro do Paço, cometeu um abuso que não podia passar despercebido.
Costa está a remediar a grossa asneira, colocando novos candeeiros - parecem ser cópias, o tal pastiche que noutros casos é tão vituperado - na Praça. Em boa hora está a fazê-lo, não tendo sido necessária a espera de uma década para a correcção do disparate. Ficamos então à espera da urgente remoção dos pavorosos periscópios/schnorkel colocados há uns meses. No Terreiro do Paço não existe qualquer hipótese para uma iluminada "convivência pacífica" e se Costa iniciou o "desanuviamento", então que complete o serviço, pois não nos esqueceremos facilmente do património desaparecido, por sinal muito bonito e superior ao ersatz que está a ser colocado.
Como nota final, seria excelente informarem-nos acerca do paradeiro dos antigos candeeiros - passíveis de restauro e adequação às novas necessidades de iluminação - e o preço pago pelos novos postes que a primeira imagem mostra. Isto, sem contarmos com as verbas dispendidas para a remoção da antiga iluminação, a colocação dos schnorkel e a "mise en place" dos ersatz. Má despesa pública.