Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Segundo informação que corre no site Forum Cidadania LX no facebook, a CML vai mesmo autorizar a demolição do Odeon. Pouco importa o belo palco, o tecto de madeira do Brasil, a iluminação de neon importada da Alemanha nos anos 30. Tal como a escória mandante nos tem habituado - poupar adjectivos para quê? -, ficará a fachada e o interior receberá um parque de estacionamento, um centro comercial a juntar-se a dúzias de outros - os vergonhosos Paladium e ex-Guérin ali tão perto - e "serviços", nome de disfarce para escritórios, numa cidade que conta com dezenas de edifícios destinados a esse fim e que se encontram totalmente devolutos.
A dupla Costa & Salgado com umas rosetas de permeio, eis a perfeita réplica do terramoto de 1755. Neste país tudo se pode fazer, desde que à lapela esteja um emblemazinho correcto. A santificação é garantida, valendo mais que mil indulgências vaticanas.
Adenda: já que os senhores investidores da EDP andam ansiosos por um "Centro Cultural " - previsivelmente a betonizar quase diante da Cordoaria, aqui está uma excelente publicidade à disposição: o Odeon recuperado. Não será muito difícil imaginarmos uns acrescentos no subsolo, deixando intacta a magnífica sala de espectáculos, conferências, etc. Na zona nobre da cidade, com as acessibilidades que se conhecem e preservando o património. Melhor reputação será difícil de obter. Aqui fica a sugestão.