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 A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República decidiu criar um curso sobre a 1ª república e o republicanismo (a 2ª e 3ª sem que se lhes mencione o nome).


Num país com dez milhões de habitantes, o entusiasmo generalizou-se às mais diversas áreas sócio-profissionais, conseguindo-se a inscrição da astronómica quantidade de 153 alunos, prevendo-se a necessidade do recurso à recruta de mais docentes que possam satisfazer a ansiosa procura popular. 

O curso obedecerá a uma criteriosa explanação da natureza do regime republicano deste os seus primórdios oitocentistas. Desta vez, destacamos alguns pontos de interesse para a formação dos estudantes:
1- Como o prp prosseguiu uma política de agitação, através de campanhas de boatos, calúnias e manipulação da informação através da coacção física e moral. 
2- Como o prp conseguiu obter deputados no Parlamento da Monarquia, através do favor dos dois principais partidos do sistema, o Progressista e o Regenerador, servindo assim como elemento desestabilizador e de ameaça à segurança do Estado (aula obrigatória).
3- Como o prp decapitou o regime, através do recurso ao terrorismo. Como construir uma rede bombista e como organizar grupos de executores de figuras públicas (aulas facultativas)
4- Como criar uma sensação de permanente insegurança pública, inventando notícias numa imprensa fragilizada pela ausência de censura prévia (aula obrigatória).
5- Como delegar no braço armado não filiado, as acções de violência subversiva, para após conseguido o objectivo, o Directório do prp se apoderar do poder que não conquistou por esforço próprio.
6- Como desenvolver - em conúbio com correligionários estrangeiros - uma campanha alarmista acerca da solidez institucional no país. Neste capítulo explicar-se-ão as razões que levaram a 1ª república a submeter-se de uma forma até então jamais vista, à tutela da Grã-Bretanha, como preço a pagar pela neutralidade de Londres perante a subversão em Lisboa.
7- Como liquidar o movimento sindical. Como destruir o Partido Socialista Português (aulas obrigatórias).
8- Como manipular as contas públicas, fazendo crer numa efectiva redução do défice orçamental (aula obrigatória).
9- Como forçar centenas de milhar de potenciais "reaccionários realistas" a emigrar para o Brasil e Estados Unidos da América (aula obrigatória).
10- Como convencer dezenas de milhar de matarruanos a partir para as trincheiras da Flandres, fazendo simultaneamente crer em Paris, num ingente esforço de guerra. Novos uniformes, novas bandeiras regimentais e logística ad-hoc (aula obrigatória e explicativa das missões das FAP no Iraque e Afeganistão).
11- Como entrar em guerra com a Alemanha e a Áustria-Hungria, cumprindo apenas os objectivos estratégicos do sector político que almejava ao completo reconhecimento diplomático.
12- Como ignorar o esforço de guerra do Rei que em Londres organizava o serviço hospitalar para os soldados portugueses. Como diminuir-lhe a acção no campo do aprovisionamento. Como aproveitar-se a influência da Majestade na Inglaterra, em benefício do Estado português e ao mesmo tempo, desencadear uma violenta campanha de imprensa em Lisboa.
13- Como ser derrotado em todas as frentes de batalha e apresentar-se em 1918, como potência vitoriosa e coberta de honra nos campos da Flandres, Angola e Moçambique.
14- Como consolidar o regime através da formação de 45 governos em 16 anos.
15- Como conseguir a respeitabilidade institucional, proclamando e depondo 8 presidentes em 16 anos.
16- Como organizar milícias de caceteiros eleitorais, dando força ao reordenamento dos círculos para a eleição de deputados e desenhando-os de forma a beneficiar exclusivamente os detentores do poder da força (aula obrigatória e modelar em perspectiva do próximo reordenamento do mapa eleitoral português).
17- Como ter um Parlamento onde o número de deputados uniformizados ascenda às dezenas.
18- Como transformar a GNR no exército privado do partido do regime.
19- Como organizar núcleos de coação, como a Formiga Branca ou a Legião Vermelha, capazes de acções de força intimidatória e exterminadora.
20- Como liquidar a influência do Estado sobre a hierarquia da Igreja, instituindo a Lei da Separação e permitindo a radicalização incontrolada do clero ultramontano.
21- Como assassinar um presidente da república, em nome da própria república. Como assassinar um primeiro-ministro republicano, em nome da própria república.
22- Como eliminar os opositores indesejáveis, promovendo passeios de Camioneta pelas ruas de Lisboa.
23- Como eliminar de uma assentada todos aqueles que sendo republicanos, se tornaram incómodos pelos seus próprios crimes, organizando-se uma Leva susceptível de ser emboscada na zona do Chiado/Corpo Santo.
24- Como prometer a construção de uma armada de couraçados do tipo Orion e conseguir manter em actividade a Armada Real durante mais 25 anos.
25- Como conseguir a ameaça de intervenção externa nas finanças e alfândegas nacionais (colónias incluídas). Pela actualidade, estas aulas são obrigatórias.
26- Como liquidar a solvência do Banco de Portugal, através do laxismo no controle da circulação da moeda, permitindo-se a falsificação de papel-moeda (aula obrigatória e explicativa da evolução do sistema off-shore).
27- Como encher as prisões com presos políticos em nome da liberdade, aplicando-lhes tratamento vexatório e conforme os figurinos do senhor Kamal Attaturk.
28- Como conseguir manter em circulação durante vinte anos três moedas diferentes no espaço nacional: o Real, o Escudo e a Libra esterlina, paralelamente a cédulas monetárias de âmbito local.
29- Como conseguir transformar a bandeira de um braço armado do prp em bandeira nacional, manipulando-se o significado das cores e elementos constantes no escudo nacional (aula obrigatória).
30- Como transformar um Hino claramente monárquico e dedicado ao Rei, em Hino da república (aula obrigatória).
31- Como criar as condições para uma sublevação militar que garanta indefinidamente a vigência do regime republicano.
32- Como reciclar a Formiga Branca, transformando-a em Polícia de Vigilância e Defesa do Estado.
33- Como criar e ampliar o campo de internamento do Tarrafal, para melhor controlo de facciosos extremistas.
34- Como conseguir a consagração do prp reformulado e crismado em União Nacional, como elemento único no Parlamento da república.
35- Como proceder a uma maciça campanha em prol dos símbolos do regime, de uma forma jamais vista em Portugal: bandeira, hino, presidente e presidente do Conselho de ministros (aula obrigatória, ministrada com a assistência de um famoso treinador de selecção de futebol).
36- Como manter o poder durante quatro décadas.
37- Como resistir a qualquer tipo de negociação ou período prolongado de transição, garantindo para a república a posse das províncias ultramarinas.
38- Como se desfazer apressadamente do Império Ultramarino, beneficiando os correligionários políticos e a potência dominante do campo internacional oposto às alianças em que Portugal participa.
39- Como retirar a nacionalidade a populações africanas, tendo como critério a cor da pele (aula obrigatória, dada a actualidade com a situação dos nacionais estrangeiros em Portugal que servem de mão de obra sem contrapartida legal).
40- Como destruir a economia, assinando os acordos necessários à adesão política da república portuguesa à Comunidade Económica Europeia, garantindo-se em contrapartida, a instauração por tempo indeterminado, do sistema de subsídios que acabarão por conduzir Portugal a uma União das Repúblicas Ibéricas (aula obrigatória, parcialmente ministrada em castelhano por um professor da Universidade Complutense, de Madrid).
41- Como promover a extinção de classes sociais, permitindo apenas a existência de duas: a dos muito ricos e a dos pobres.

Consiste esta breve súmula do programa, na primeira parte a desenvolver pelo corpo docente criteriosamente escolhido pela sua fidelidade ao regime, dependência de lugares cativos obtidos por nomeação de confiança político-partidária e comprovada linhagem republicana transmitida hereditariamente.

publicado às 00:21


7 comentários

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De Ricardo Gomes Silva a 27.03.2009 às 01:07

Caro Nuno Castelo Branco

Isso é que é inspiração!

eu acrescentaria:

42-Como implantar e tornar justificavel uma ditadura

43-Como transformar essa ditadura numa extensão da Republica sem que ninguém perceba a diferença no carácter democrático

44-como transformar um povo orgulhoso num bando de pedintes com amnésia histórica

45-Como fazer com que um povo deseje a repressão e a ditadura

46- Como fazer da miséria uma conquista da liberdade republicana aos olhos do Povo

47- Como transformar um império numa Nação residual em menos de uma geração

bem haja
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De Cristina Ribeiro a 27.03.2009 às 11:01

O Nuno ao nível a que já nos habituou...
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De Nuno Castelo-Branco a 27.03.2009 às 11:04

Cristina, já pode ir fazendo um relato acerca da viagem Este post foi apenas uma brincadeira endereçada à Comissão milionária".
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De Cristina Ribeiro a 27.03.2009 às 12:16

Desta vez, Nuno, foi tudo tão concentrado, que nem deu para fazer 20 minutos de turismo :)
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De Miguel Neto a 27.03.2009 às 15:13

Ora aí estaria um curso bem útil e esclarecedor. Se o Nuno Castelo-Branco permite, acrescentaria no ponto 10, como um governo manda para a morte certa "dezenas de milhar de matarruanos nas trincheiras da Flandres" apenas para arranjar um inimigo externo e como forma de acalmar um clima de crescente contestação e crítica ou como um governo não hesita em lavar com sangue do seu próprio povo os vestigios da sua podridão.

Eu ainda acresentaria mais um ponto:

- Como ter a falta de vergonha na cara de chamar democrático a um regime que, de facto, é uma oligarquia de medíocres.
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De john a 27.03.2009 às 15:28

Excelente!

Nuno, e que tal no dia cinco de Outubro do ano que vem se fazer uma festa, não pelo centenário da república, mas pelos 867 anos da assinatura do Tratado de Zamora? Não é um número redondo, mas as datas são curiosamente coincidentes...
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De Nuno Castelo-Branco a 27.03.2009 às 15:54

Pois ´ºe, o primeiro, inicia a construção de Portugal e o segundo, a destruição e diluição do país. Curioso...

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