Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Saudades de Londres (1 )

por Cristina Ribeiro, em 08.05.09

 

Talvez porque uma irmã vai amanhã para Londres, e morro de inveja dela, tento revisitá-la com a ajuda da memória, reconstituir aquela que foi a minha primeira visita à cidade do Big Ben.

E porque já estamos no dia em que se comemora O Dia da Vitória, tão intimamente ligado ao homem de génio que foi o Primeiro Ministro britânico da altura, passo directamente ao segundo da minha estadia.

Munida de mapa e de guia dirigi-me ao edifício onde então funcionava o War Cabinet, ao lado do  qual se encontrava  agora o Churchill Museum. Lembro ter sentido essa visita de uma  forma quase eufórica: estava a ver " in loco " um sítio que sempre me fascinara, desde que comecei a interesssar-me pela II Guerra Mundial, e isso fora muito tempo antes, quando na Normandia visitei o Museu do Desembarque, em Arromanches.

E foi com emoção que lembrei as palavras então por ele ditas: « Nada tenho a oferecer a não ser sangue, esforço, suor e lágrimas ».

publicado às 00:17


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Margarida a 08.05.2009 às 08:34

Com lideranças assim, a galvanização era óbvia.
Até eu me via a saltar de parquedas sobre a França ocupada, se preciso fosse!
Esse homem era um génio humano, um portento!
Também em Paris há homenagens - e como não?! -
Adoro Londres...
Reconfortante 'post', Cris. também guardo recordações emotivas das minhas voltas por esses locais históricos...
(por acaso, aidna ontem comentava que prefiro Londres a Paris... - as nossas 'coincidências, hã?! )
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 08.05.2009 às 18:04

é bem certo que « Nunca tantos deveram tanto a tão poucos », não é Margarida?...
Sem imagem de perfil

De Margarida a 08.05.2009 às 18:11

Período histórico profundamente marcante no meu imaginário...
Heróis, tantos! Dos conhecidos até aos milhares de seres bravos e exemplares que deram o seu melhor - e até a sua vida - em prol dos outros.
Imenso respeito.
Infinita gratidão.
Emoção absoluta...
Sem imagem de perfil

De patti a 08.05.2009 às 09:46

É a 'minha' cidade, depois de Lisboa, obviamente.

Também fiz essa visita ao Cabinet War Rooms e todo o cenário me transportou para a época, tal foi a forma como tudo está preservado.
Assim como os pequenos auriculares que disponibilizam, que tornam tudo muito mais real.

Também estou com inveja da sua irmã.
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 08.05.2009 às 18:06

:) invejosas que nós somos, Patti :)
Sem dúvida, das que conheço, é a eleita...
Sem imagem de perfil

De Once a 08.05.2009 às 10:18

saudades .. algo intraduzível mesmo na minha amada cidade ;)

Bom fim-de-semana Querida Amiga *
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 08.05.2009 às 18:09

Bom fim-de-semana, entre a Princesa e os livros nas barracas da feira, amiga *
Sem imagem de perfil

De Luísa a 08.05.2009 às 12:34

Querida Cristina, Londres é, das cidades europeias que conheço, aquela com que me sinto mais familiarizada (depois de Lisboa) mas de que gosto menos. Mas é também aquela em que me sinto mais à vontade, talvez pelo cosmopolitismo. Fui lá muito em trabalho e a isso pode talvez atribuir-se alguma resistência da minha parte. Mas agora, de repente, senti saudades. :-)
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 08.05.2009 às 18:11

Saudosistas, nós? Que ideia!... :)
Bom fim-de-semana, Luísa
Sem imagem de perfil

De mike a 08.05.2009 às 21:37

Nem me fale de saudades de Londres, cidade onde já vivi. Tenho uma especial carinho por essa capital, Cristina. :)
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 08.05.2009 às 21:51

Consegui que cedesse ao saudosismo, Mike???
Hurrah!... :)
Sem imagem de perfil

De mike a 09.05.2009 às 01:13

Humprfffttt!!!!... uma fraqueza momentânea, Cristina... nada mais que isso. (muitos risos)
Imagem de perfil

De Daniel João Santos a 08.05.2009 às 22:02

Eu tenho saudades de locais onde nunca estive, Londres é um deles.
Imagem de perfil

De Cristina Ribeiro a 08.05.2009 às 23:01

Daniel, tenho uma sensação idêntica relativamente ao tempo: quando a minha mãe conta histórias que viveu num tempo anterior, digo que tenho nostalgia de um tempo que não vivi :)
Sem imagem de perfil

De Helena a 05.06.2009 às 22:27

O meu sonho tem sido, sem dúvida, esta visita que agora vou fazer. Parto em grupo para Londres dia 10. De tanto pesquisar e querer saber com antecedência, sinto que já de lá vim sem conseguir ainda saborear cada pedaço! É como dizem... tenho já saudades e ainda não parti... Deixaram-me com água na boca e ainda mais espectante... se é possível!
Abraço e bom fim de Semana.

Comentar post







Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

Links

Estados protegidos

  •  
  • Estados amigos

  •  
  • Estados soberanos

  •  
  • Estados soberanos de outras línguas

  •  
  • Monarquia

  •  
  • Monarquia em outras línguas

  •  
  • Think tanks e organizações nacionais

  •  
  • Think tanks e organizações estrangeiros

  •  
  • Informação nacional

  •  
  • Informação internacional

  •  
  • Revistas