Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Nova Rubrica

por João de Brecht, em 11.05.09

 

REVOLUCIONÁRIOS DE SOFÁ

 

 

 

 

 

 

                A máquina criativa não anda como devia e não tenho podido escrever tanto no Estado Sentido quanto o que desejava. Infelizmente durante os últimos tempos tenho sido congratulado com os mais diversos comentários de certos “castratis ideológios”, exemplar génese de submissos que chamam cinismo e falta de personalidade à minha mudança “radical” de pensamento.

                               

                Está agora na altura de confessar o porquê da mudança e perceber de que lado está o cinismo…

 

 

I. O comunismo e a democracia

 

                Um pouco por todo o lado, vemos cartazes do Partido Comunista, apelando à necessidade de defender a democracia. Se bem me lembro a primeira fase de uma revolução socialista é a instauração da Ditadura do Proletariado, que como o nome indica é um sistema democrático e baseado na defesa das liberdades. Durante esta fase é escolhido democraticamente (num grupo de aproximadamente cinco ou seis pessoas) um líder supremo cuja função é liderar o povo (que nos meandros da coisa continua submisso) na direcção do socialismo tomando um manifesto feito por dois burgueses como bíblia. Como o sistema consiste na eleição e rotatividade, o tal chefe tem um limite de mandato que vai até ao último suspiro, sucedendo-lhe um outro que possua as mesmas características ou simplesmente que conspire contra o principal candidato.

                É claro que em Portugal nada disto iria acontecer, prova disso foi o Verão Quente de 75 em que de uma forma democrática se procedeu à ocupação de casas e terrenos “não explorados” de forma a aproveitar o máximo de recursos da terra, beneficiando os proletários que tanto lutaram contra o “fascismo”. A nacionalização levada a cabo foi conduzida de uma forma inteligentíssima, tendo sido nessa altura criada a arma de destruição maciça utilizada até aos dias de hoje “estás contra nós, és fascista!”, hoje em dia já nos passa um pouco ao lado esta história do Fascismo, mas naqueles tempos era a pior e mais grave ofensa que se podia fazer a uma pessoa. Quer neste, quer noutros casos podemos perceber a tolerância destes caríssimos libertários.

 

 

II. O comunismo e as religiões

 

                Como sabemos desde sempre que houve um grande afastamento entre o comunismo e a Igreja Católica. A justificação dos comunistas é que o povo católico é submisso à vontade papal e à restrição de pensamento a um só livro, a extrema hierarquização da instituição e o terrível passado da mesma (principalmente dos tempos da Santa Inquisição), do lado da igreja dizem que o comunismo é desrespeitoso e uma ameaça à vontade de Deus. Não critico nenhum dos lados neste aspecto, uma vez que é normal haver disparidade entre instituições e ideais, só há um aspecto que penso ter de realçar…

                “Viva a Palestina”, “Respeitem o Islão e a cultura árabe”, entre outras coisinhas agradáveis de se ouvir gritar na cidade internacional da festa do Avante que conta todos os anos com umas barraquinhas de Kebabs e especiarias do género vindas do mundo muçulmano. Aqueles que nos anos 70 eram os filhos de uma certa senhora pelos mesmos motivos da igreja católica (já para não falar das tentativas frustradas de invasão por parte da União Soviética), são agora os heróis revolucionários contra o imperialismo americano! Uí, então isto quer dizer que quando estão contra nós, são umas bestas que maltratam mulheres, exploram trabalhadores e são fanáticos religiosos, mas quando estão na vanguarda do anti-imperialismo são grandes resistentes! Faz todo o sentido sem dúvida. Isto para não falar dos judeus…

 

III. O comunismo e os feriados

 

                Há três grandes datas que os comunistas celebram entusiasticamente, o 1º de Maio – Dia do Trabalhador, o 25 de Abril – Dia da Liberdade e o 17 de Outubro – Dia da Revolução Socialista na Rússia. Vamos ver com atenção; o 1º de Maio, apesar de parecer coisa engendrada por comunistas foi por acaso o resultado de uma manifestação pacífica nas ruas de Chicago que acabou por ser reprimida de forma violenta, esta foi levada a cabo por movimentos sindicalistas da capital que não tinham qualquer relação com ideais ou grupos de pressão socialistas (prova disso é que ainda hoje é celebrado nos E.U.A.). Vamos à segunda, o 25 de Abril, feito por Militares sem orientação política definida (muitos deles viraram comunistas devido à influência do Partido no MFA pós 25 de Abril) mas sem qualquer intervenção de comunistas no processo do golpe de estado. Quanto à única revolução legítima dos comunistas foi uma que já estava a meio, o Grande Outubro que já tinha sido o Grande Fevereiro, mas como a revolução era meio burguesa foi necessário que os alemães levassem o Lenine ao colo para ver se mantinham os russos ocupados na Iº Guerra Mundial!

                Os comunistas ficaram sempre na vanguarda ou na retaguarda das grandes revoluções?

 

 

 

P.S.C.: Apesar de estar incompleto, terei todo o prazer em responder aos comentários, em breve na rubrica “Revolucionários de Sofá” tentarei abordar novos temas, conto com a vossa participação!             

 

publicado às 01:34


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Camarada a 11.05.2009 às 03:33

Nova Zita Seabra. saiem do partido e depois começam logo a dizer mal pelas costas!

Imagem de perfil

De João de Brecht a 11.05.2009 às 09:14

Antes de responder faço uma pequena correcção ortográfica, o que o caríssimo camarada queria dizer seria provavelmente a palavra saem em vez de “saiem”. Se um blog com quase 108 mil leitores é falar nas costas, esclareça-me por favor o que é falar em público.
A covardia do anonimato merece uma resposta tão parca como a pertinência do comentário.
Tenho dito,
Avante!
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 11.05.2009 às 11:46

ora pois... eles que se cinjam ao neo-Avante do 5 Dias e não chateiem.
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 11.05.2009 às 13:05

Nem é preciso sair do partido. Basta falar com militantes numa jantarada qualquer e desatar a rir com o que eles contam. Vivem nos anos 30. Pobres diabos...
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 11.05.2009 às 13:07

Ó Camarada, ainda não digeriram a Zita Seabra? Compreende-se, era do melhor que o PC tinha para primeira linha. O que hoje se vê, diz tudo. Até a Odete já despacharam?!
Sem imagem de perfil

De Ricardo a 11.05.2009 às 09:59

Não posso estar mais de acordo com o autor em relação à Festa do Avante. Isto é o mundo ao contrário: comunistas amigos do Islão, neo-fascistas assumidamente sionistas e monárquicos que têm como exemplo a república norte-americana... Ora se isto mudou! Viva a globalização!
Imagem de perfil

De manuel gouveia a 11.05.2009 às 10:07

Interessante, mas redutor.
Sem imagem de perfil

De Rádio28 a 11.05.2009 às 11:15

A REVOLUÇÃO JÁ COMEÇOU! SOMOS A 1ª E ÚNICA RÁDIO NS EM PORTUGAL! OUVE OS SONS DA LIBERDADE! ESTAMOS NO BLOGGER, HI5, YOUTUBE, TWITTER & FACEBOOK! .::. RADIO28.BLOGSPOT.COM
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 11.05.2009 às 18:42

Ouve lá Brecht... Porque anda tanta gente por aí com t-shirts do Xanana Gusmão? Sim, dessas como a que usas na foto deste post. É bonito ser-se solidário com Timor, mas isto é um exagero, pá!
Imagem de perfil

De João de Brecht a 11.05.2009 às 20:10

Sabes que o Xanana é aquela base Nuno... Viva o povo de Timor Lorosae!
Imagem de perfil

De Tiago Moreira Ramalho a 11.05.2009 às 22:10

Fenomenal, os meus parabéns.
Sem imagem de perfil

De x a 12.05.2009 às 18:17

Fora as inúmeras ridicularidades que aqui constam, erros terríveis que merecem destaque: 17 de Outubro não é feriado, para começar (devia ser). Quando ao 1º de Maio, há uma coisa bem defendida pelo partido comunista que a ti te passa ao lado - unidade. Relativamente ao 25 de Abril... Piada! Nenhum comunista foi preso e torturado durante todo o caminho que conduziu à revolução; e não é cá precisa consciência ideológica (coisa que falta por aí) nenhuma para algo como o que aconteceu nesse dia...

Meu caro, seja ou não cinismo e falta de personalidade, ainda bem que te ocorreu essa mudança radical. O Partido não é um lugar merecido por todos, quem não deve estar que vá depressa.
Imagem de perfil

De João de Brecht a 13.05.2009 às 01:02

Caríssimo X,

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe pelo reparo, de facto o 17 de Outubro de 1917 não é um feriado, o que queria dizer com esta palavra é o assinalar de um dia histórico. O dia histórico em que o senhor Lenine chegou à Rússia para fazer uma revolução que já estava feita. Saiba também caro X que esta revolução trouxe um regime que provocou milhões de mortos (números estes relativizados com a débil frase comunista, “o Hitler matou mais”. Saiba também que admiro todos os portugueses que lutaram pela liberdade, mesmo aqueles que estavam escondidos em Moscovo a beber chazinho georgiano com o Estaline. O facto é que as consequências do 25 de Abril a curto prazo não podiam ter sido mais idiotas! Durante a Reforma Agrária houve mortos, expropriações, exploração excessiva e discriminação para com a pequena e média burguesia. O 25 de Abril em si foi feito por militares, não por comunistas. Apesar de ter havido uma luta bastante activa na clandestinidade (conheço alguns dos casos, admiro e respeito), vocês tomam como uma revolução vossa, única e exclusiva, chamando fascista a pessoas que estiveram presas, foram torturadas e lutaram contra o regime. Há duas consciências ideológicas no PC, o “pastorismo” e o “carneirismo”, quando uma ordem sai do comité central, tudo o resto segue que nem um rebanho amestrado. Enquanto jacobinos de gema apoiam todo o terrorista de trazer por casa desde que se assumam como comunistas, FARC, ETA, Zapatistas e por aí fora… São apoiantes do terrorismo e da violência desde que traga resultados (os fins justificam os meios… Hummm, cheira-me a totalitarismo), mas participam em marchas pela democracia e pela paz! Se para haver união é necessário abandonar a liberdade de pensamento individual (que é proibido em toda a santa pátria socialista) digo-lhe:
ANTES SÓ QUE MAL ACOMPANHADO!

X é um nome curto... Parto não desejado, talvez...

Sem imagem de perfil

De JMB a 13.05.2009 às 00:31

Excelente. Sem mais comentários.
Sem imagem de perfil

De Liberdade a 14.05.2009 às 23:59

E mai nada!
Sem imagem de perfil

De João a 18.05.2009 às 18:45

Eu comentei esta bosta, mas parece que este palhaço não aceitou, ide para casa seu cobarde

Comentar post







Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2011
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2010
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2009
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2008
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D
  235. 2007
  236. J
  237. F
  238. M
  239. A
  240. M
  241. J
  242. J
  243. A
  244. S
  245. O
  246. N
  247. D

Links

Estados protegidos

  •  
  • Estados amigos

  •  
  • Estados soberanos

  •  
  • Estados soberanos de outras línguas

  •  
  • Monarquia

  •  
  • Monarquia em outras línguas

  •  
  • Think tanks e organizações nacionais

  •  
  • Think tanks e organizações estrangeiros

  •  
  • Informação nacional

  •  
  • Informação internacional

  •  
  • Revistas