Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Não é uma anedota Palin, mas pelo que se tem visto, nunca foi alguém que correrá o risco de ficar na memória de várias gerações. Até Jackie Kennedy lhe sobreviverá, nem que seja pelo estilo. Aquelas imagens que correram o mundo e manifestaram a sua extrema alegria pelo anúncio da vergonhosa morte de Kadhafi, disseram-nos tudo acerca da personagem.
Desta vez compara Putin com Hitler, recorrendo aos acontecimentos que incendiaram a Europa dos anos 30. Sendo costumeira a total ignorância das lideranças além-atlântico acerca da história factual, o caso austríaco, por exemplo, não mostra qualquer semelhança com o que se está a passar na Crimeia.
Em 1938, nas capitais ocidentais dizia-se que ninguém queria morrer pelo quintal das traseiras da Alemanha, a região dos Sudetas. Neste dias, não será muito arriscado afirmar que não deverão existir muitos europeus, norte-americanos - pretos, apaches, anglo, germano, ítalo ou luso-descendentes - dispostos ao regresso da Guerra Fria, ou pior ainda, condescendentes com o desencadear de um mega conflito ao estilo jugoslavo no leste da Europa.
Que Clinton é uma ambiciosa fala barato, isso todos sabemos. No entanto, parece cultivar o desejo de suceder a Obama. Para tal, deveria de antemão encomendar um livro de história factual, talvez uma boa tradução do tomo do antigo 5º ano dos liceus, da autoria de Maria Luísa Guerra. Para o que se pretende, serve. Para tudo o que se tenha passado após 1970, a consulta à Wikipédia, por muito falível que venha a ser por omissão, também esclarecerá a cavalheira acerca do que no mundo ocorreu durante todo o século XIX e XX, especialmente no que respeita a ataques sem declaração de guerra. Comece pelas relações EUA-México, por exemplo.
Ficará espantada, pois quem inventou o conceito de ataque ao estilo Pearl Harbour, precedido de uma série de campanhas mediáticas recheadas de invencionices, foram os norte-americanos. A partir daí e até aos dias em que a nada hilariante Hillary participou no governo, foi um nunca parar de bombardeamentos e invasões sem declaração de guerra.
"The liar, is no whit better than the thief, and if his mendacity takes the form of slander he may be worse than most thieves.""
(Theodore Roosevelt)
Ela que pense no assunto.
""I would regard war with Spain from two viewpoints: first, the advisability on the grounds both of humanity and self-interest of interfering on behalf of the Cubans, and of taking one more step toward the complete freeing of America from European dominion; second, the benefit done our people by giving them something to think of which is not material gain, and especially the benefit done our military forces by trying both the Navy and Army in actual practice."
(Theodore Rossevelt)